Dicas de Segurança

O que é a Vibração Ocupacional e os danos à saúde

  • 29/09/2017
  • 0 COMENTÁRIOS

Os trabalhadores que atuam em atividades como asfaltamento de ruas, compactação de terra, perfuração ficam sujeitos à exposição às vibrações e podem sofrer dores no corpo e desenvolver problemas degenerativos ao longo dos anos.

A operação de tratores, máquinas de terraplanagem, máquinas industriais, caminhões, entre outros equipamentos de grande porte causam dores em todo o corpo. Já o uso de ferramentas manuais como furadeira, compactadores, peneiras vibratórias e motosserras, as vibrações afetam apenas mãos, ombros e braços.

Segundo especialistas do blog EPI Tuiuti, as consequências da vibração no corpo acontecem a partir de quatro fatores: pontos de aplicação, frequência das oscilações, aceleração das oscilações e duração da ação. Ao contrário do que acontece no caso da exposição aos ruídos, ninguém pode sofrer com a exposição à vibração de forma passiva, já que é necessário o contato para que o processo aconteça. A vibração do equipamento junto com a vibração do corpo humano provoca ressonância, amplificando o tremor e causando os danos.

De acordo com a publicação, ao ficar exposto às vibrações por um curto período, o trabalhador pode apresentar dores musculares, dores abdominais, náuseas e até mesmo aumento dos batimentos cardíacos por conta do estresse geral. Dependendo da intensidade da exposição, o sistema nervoso pode ser danificado, podem ocorrer problemas no coração, problemas na coluna e até impotência do aparelho reprodutor, por exemplo.

Para reduzir os riscos da vibração ocupacional, é importante que o seja feito a medição das vibrações dos equipamentos em uso e o respectivo impacto no corpo humano. Nesse aspecto, o técnico de segurança no trabalho deve atuar, oferecendo dados para que a empresa possa desenvolver recursos para minimizar os danos aos trabalhadores, tais como o uso de ferramentas com controle de impacto e luvas antivibração e a implantação de um período adequado de repouso e massagens nos dedos e braços.

(Fonte de pesquisa: http://www.epi-tuiuti.com.br/blog/entenda-o-que-e-vibracao-ocupacional-e-seus-riscos-seguranca-trabalho/
http://www.multee.com.br/vibracoes-ocupacionais/http://www.mundohusqvarna.com.br/coluna/os-efeitos-da-vibracao-na-saude-do-trabalhador/)