Dicas de Segurança

Proteja-se no trabalho em ambientes frios!

  • 27/10/2017
  • 0 COMENTÁRIOS

Há diversas atividades laborais que podem expor os trabalhadores ao frio e aos riscos do trabalho nesses ambientes. Entre as mais comuns estão àquelas realizadas em câmaras frigoríficas (câmaras frias), na embalagem de carnes, frutas, sorvetes e pescados; nas operações portuárias (manuseio de cargas congeladas) etc.

Por isso, as empresas com tais atividades devem ficar atentas à saúde dos trabalhadores, pois o trabalho em ambientes frios podem causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes do trabalho, e, algumas vezes, até a morte. Segundo especialistas, as lesões mais graves causadas pelo frio são decorrentes da perda excessiva de calor do corpo, que é chamada hipotermia, causada pela exposição ao vento e à umidade. Além disso, é importante saber que alguns fatores podem piorar os efeitos do frio, como alergias, problemas circulatórios, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de alguns medicamentos.

Protegendo os trabalhadores contra a exposição ao frio

A adoção de práticas adequadas para o trabalho em ambientes frios ajudam na proteção dos trabalhadores. Entre essas práticas, que devem ser rotineiras e constantes, estão o uso de EPIs específicos (Equipamentos de Proteção Individual ), tais como roupas de frio, luvas e botas isolantes. Esses recursos ajudarão na proteção evitando a perda de calor do corpo para o ambiente.

As roupas, claro, também devem ser adequadas para o nível de frio ao qual o trabalhador está exposto. Elas devem ser suficientes para a proteção contra a hipotermia ou congelamento.  Segundo especialistas, as vestimentas devem ser feitas de várias camadas, proporcionando maior proteção devido à presença de uma camada de ar isolante entre as camadas de tecido. “Quando a atividade é realizada em ambientes úmidos, a camada externa da roupa deve ser repelente à água. Se o local de trabalho não puder ser protegido contra o vento, deve-se usar uma roupa de couro ou de lã grossa. E em condições extremamente frias devem ser fornecidas vestimentas de proteção aquecidas. As roupas devem sempre ser conservadas secas e limpas”, orienta a Técnica em Segurança do Trabalho Ligiane Medeiros, em seu blog pessoal TTSerido.blogspot.

Há também as medidas de proteção coletiva que devem ser adotadas durante o trabalho em ambientes frios, que podem ser implantadas nas indústrias, com o objetivo de prevenir acidentes e lesões ocupacionais devido à exposição do trabalhador ao frio. Segundo a especialistas,  são elas:

  • O local de trabalho deve ser planejado para que o trabalhador não passe longos períodos parado;
  • Deve-se proporcionar aos empregados locais de repouso aquecidos;
  • Os locais de repouso devem possuir salas especiais para secagem das roupas do trabalhador, sempre que a atividade provocar o seu umedecimento, e troca por vestimenta seca quando necessário;
  • As portas de câmaras frias ou outros ambientes refrigerados devem possuir sistema que possibilite a abertura das portas internamente, para evitar que as pessoas fiquem presas involuntariamente;
  • Os túneis de congelamento só devem ter o sistema de ventilação ligado quando não houver trabalhadores no local.

 

(Fonte para pesquisa:  Fonte: SESI Pro/sst; BlogTTserido)