Dicas de Segurança

No trabalho a céu aberto protetor solar é EPI!

  • 22/01/2018
  • 0 COMENTÁRIOS

Trabalhar exposto ao sol exige proteção diária com o uso de um bom protetor solar. Mesmo não sendo considerado EPI (Equipamento de Proteção Individual) e tampouco de não estar relacionado na NR-6, segundo especialistas, o protetor solar deve ser fornecido aos funcionários que realizam trabalhos ao ar livre, pois protegem contra a exposição à luz solar excessiva, que pode levar às doenças de pele, muitas delas, graves, como o câncer de pele. Em atividades como a coleta de lixo, o trabalho dos carteiros, pedreiros é importante que exista uma atenção especial ao uso do protetor solar, que irá atuar na proteção da pele contra as radiações provenientes dos raios UV, sendo parte integrante das medidas de segurança desse tipo de trabalho.
Na Norma Regulamentador n° 21 3.214/1978 são exigidas medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação, calor, frio, umidade e ventos inconvenientes. Nesse contexto, diversos especialistas defendem que o protetor solar é um item que está inserido dentro das medidas citadas pela NR e, por isso, a empresa que atua em atividades nas quais os funcionários ficam expostos à luz solar, devem ofertar o protetor solar aos seus funcionários como um item de segurança.
Além disso, os trabalhadores também podem – e devem – fazer a sua parte utilizando chapéus, viseiras e roupas adequadas com manga comprida.
Essas dicas valem especialmente para aquelas pessoas com a pele e olhos claros que estão inseridas no grupo de alto risco de doenças de pele.
As empresas que oferecem o protetor solar aos funcionários também devem manter uma constante conscientização sobre o uso desse produto. Isso pode ser feito por meio de treinamento admissional, DDS e em campanhas internas sobre a prevenção de câncer de pele, além de solicitar ao trabalhador que assine a Ficha de EPI e o respectivo Termo de Responsabilidade.

(Fonte/pesquisa: https://jus.com.br/artigos/26353/protetor-solar-um-indispensavel-equipamento-de-protecao-individual
http://segurancaocupacionales.com.br/protetor-solar-adotado-como-epi/)