Dicas de Segurança

Cuidados no manuseio de ferramentas cortantes

  • 12/03/2018
  • 0 COMENTÁRIOS

Nas casas, nos restaurantes e nos mais diversos lugares, há facas para variados usos. Por conta disso, estamos todos os dias expostos ao risco de cortes ao manuseá-las. Essas ferramentas cortantes aparecem nas estatísticas como objetos manuais que mais causam ferimentos incapacitantes.  Além das facas, existem também estiletes e canivetes, que oferecem os mesmos riscos e são bastante utilizados no dia a dia.

Diante desse cenário, é preciso ficar atento aos cuidados necessários quanto ao uso correto dessas ferramentas. No trabalho, por exemplo, principal risco no uso de facas é que a mão do usuário pode escorregar sobre a lâmina, causando ferimento grave. Outra causa de ferimento é o contato da faca com a mão livre ou com o corpo. Quando for preciso usar uma faca, corte sempre afastando a faca do corpo, se possível. Caso contrário, use uma proteção adequada, como as luvas de proteção. Elas são feitas especialmente para atender atividades laborais que utilizam esses artefatos, como por exemplo, o trabalho em frigoríficos.

Um ponto de atenção sobre esse tema é a maneira de guardar as facas. Esse fator é importante para a segurança. Em atividades nas quais o trabalhador necessite carregar a faca e deslocar-se no ambiente, recomenda-se o uso de uma proteção para essa ferramenta. Especialistas em segurança alertam que ao carregar a faca de um lado para o outro expõe a pessoa ao risco de acidente, sendo importante que a faca seja colocada numa bainha própria, com a ponta virada para trás. Isso porque se for carregada na parte da posterior pode ocasionar um sério acidente em caso de queda.

Em casa, o cuidado com as facas também deve ser dobrado. Assim como no ambiente de trabalho, cubra as bordas expostas e mantenha as facas em locais apropriados, não as deixe sobre bancos ou no chão.

Outro aspecto da segurança no manuseio de ferramentas manuais cortantes está na manutenção desses objetos. As facas devem sempre ser mantidas em bom estado, afiadas e em boas condições de uso, pois se estiver cega vai exigir mais força para o corte. Nunca use uma faca defeituosa. Por exemplo, que tenha uma lâmina ou cabo quebrado. Nessa situação, a lâmina pode escapar e ferir quem a manuseia ou pessoas ao redor.

Em relação aos cuidados em casos de acidente com facas, saiba que o primeiro socorro é muito importante. Segundo especialistas, todo corte deve ser tratado para evitar infecções, pois elas podem ocorrer mesmo em pequenos cortes se o ferimento for mal tratado, levando a complicações que podem levar o trabalhador ao afastamento do trabalho.

 

Fonte de pesquisa: http://www.prevencaonline.net/2011/08/seguranca-no-manuseio-de-facas.html
http://temseguranca.com/dicas-de-seguranca-para-uso-de-ferramentas-cortantes-dds/
http://www.samunoroestepr.com.br/materia/dicas/4-primeiros-socorros-em-casos-de-cortes