Dicas de Segurança

A saúde de todos e a biossegurança

  • 11/07/2017
  • 0 COMENTÁRIOS

Segundo especialistas, a biossegurança é um conjunto de medidas que possibilitam minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade, sejam aqueles que afetam o profissional que desempenha uma função ou que possam causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Enfim, são essas regras que garantem a saúde do trabalhador e do restante da população. O não cumprimento das normas básicas de biossegurança pode acarretar problemas como transmissão de doenças e até mesmo epidemias.

A biossegurança está presente no cotidiano de diversas áreas e ambientes profissionais. No caso da saúde, ela se preocupa com as instalações laboratoriais, as boas práticas em laboratório, os agentes biológicos aos quais o profissional está exposto e até mesmo a qualificação da equipe de trabalho. Por isso, segundo o site Mundo Educação, uma das principais normas de biossegurança em hospitais, clínicas e laboratórios diz respeito à higienização das mãos, que devem sempre ser lavadas antes do preparo e da ministração de medicamentos e do manuseio do paciente. Essa medida ajuda a evitar a propagação de doenças.

Nesse contexto, as luvas também são um dos equipamentos de proteção que merecem destaque. Ao pensar em biossegurança, é importante saber que as luvas devem ser usadas sempre que necessário e trocadas após cada procedimento. O site Mundo Educação, em recente reportagem sobre o tema, esclarece que, após a remoção das mesmas, é fundamental dar a destinação correta delas, assim como a todos os materiais que tiveram contato com material biológico. Segundo a notícia: o descarte correto é extremamente importante para a segurança de todos.

Outro aspecto relevante em relação à biossegurança está na atualização constante da carteira de vacinação, especialmente por profissionais que ficam expostos frequentemente aos agentes patogênicos. As vacinas são umas das melhores formas de prevenção contra doenças infecciosas.

Entender a biossegurança e sua importância no dia a dia também ajuda a compreender outras relações trabalhistas. Afinal, segundo especialistas, qualquer acidente ocorrido com os profissionais da saúde durante o desenvolvimento de sua atividade é considerado um acidente de trabalho.

(Fonte para pesquisa: http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2017/06/o-que-e-biosseguranca.html ; http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/08/o-que-e-biosseguranca ; http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/biosseguranca-saude.htm )