Tamanho das mãos


O Brasil é o país da diversidade. Diferentes culturas mundiais habitam o país e isso acarretou em diferentes biotipos de mãos presentes no país. Há mãos magras e compridas, mãos mais gordas e curtas, mãos magras e curtas, mãos relativamente pequenas demais, entre outros exemplos. Existem diferenças claras entre os padrões das mãos de estado para estado brasileiro. Isso torna ainda mais complexo a administração dos tamanhos das luvas pelos almoxarifados e técnicos de segurança, pois do que ao contrário do que a maioria acredita, o tamanho das mãos é medido exclusivamente pela largura da palma (em polegadas). Meça a sua mão usando o modelo abaixo:

 

Se a sua mão não ficou exatamente entre os números inteiros; como por exemplo 7,5; provavelmente sua luva será a de tamanho 7. Mas é fundamental calçar as luvas e sentir se elas realmente vestem bem na sua mão, prestando atenção ao calçamento perfeito nos dedos (sem sobras) para evitar qualquer tipo de acidente ou perda de tato. Caso elas não sirvam, teste outros tamanhos.

Há diferenças entre os mesmos tamanhos das luvas de diferentes fabricantes, pois como escrito anteriormente, os padrões de tamanho são exclusivamente pela largura da palma. E dependendo do luva, uma luva tamanho 8 pode servir à mão 9 (existem fios extremamente elásticos que calçam perfeitamente em mãos diferentes).

O tamanho das mãos por um padrão em números foi iniciado na Europa há muitos anos atrás, e está se tornando cada vez mais comum mundialmente. O mesmo problema ocorria nas roupas, e caso você (ou seu fornecedor de luvas) utilize o padrão de tamanho em letras, observe abaixo a relação abaixo:

 

Tamanho em Número

Tamanho em Letra

06

XP

07

P

08

M

09

G

10

XG

11

XXG

 

A Yeling recomenda aos departamentos de segurança do trabalho que meçam os tamanhos das mãos dos novos funcionários no momento da contratação ou da integração, pois isso facilita a administração das luvas de segurança. Os almoxarifados e técnicos de segurança devem ser treinados para conhecer melhor dos padrões de tamanho, e dos ajustes necessários nos tamanhos para que qualquer funcionário, independente do biotipo da mão, tenha uma luva a disposição com o tamanho mais ideal para o seu trabalho e a sua mão.

  1. #1 by Damaris on 6 de junho de 2011 - 10:17

    Mt interessante!

Comentários estão fechados.