Bem-Estar

Alimentação correta é sinônimo de vida saúdavel!

  • 24/08/2017
  • 0 COMENTÁRIOS

A reeducação alimentar não é uma tarefa fácil, mas também não e tão difícil assim. É preciso dar esse passo para ter hábitos de vida mais saudáveis. Segundo especialistas, diferente das dietas restritivas e ditas milagrosas, os resultados desse processo são perenes. A pessoa perde peso de maneira saudável, comendo alimentos que trazem vitaminas importantes para o dia a dia e mantendo hábitos de vida que visam bem-estar e saúde.
O que acontece é que em dietas restritivas as pessoas veem o resultado nas primeiras semanas apenas e, eventualmente, todo o peso perdido é adquirido de volta. De acordo com especialistas, isso acontece porque é muito difícil manter a motivação quando a restrição de alimentos é muito grande.
O primeiro passo para a reeducação alimentar é ir ao nutricionista. Este profissional vai fazer um plano adequado ao seu estilo de vida. Para você começar a pensar nessa reeducação e no seu bem-estar a partir de agora, sugerimos abaixo os benefícios da adoção de uma reeducação alimentar, divulgadas no site emagrecercomvidaesaude.com. Confira:

  • Melhora do sistema imunológico:  Seu sistema imunológico é efetivo no combate às doenças que tentam invadir seu corpo, mas eventualmente ele pode falhar, e sua dieta está diretamente relacionada à melhora dele. Uma alimentação rica em frutas, vegetais e cereais integrais pode melhorar a função dos defensores do organismo contra eventuais doenças infecciosas. Isso significa que você vai ficar doente com menos facilidade e, caso tenha algum problema de saúde, seu organismo vai combatê-lo de forma muito mais fácil.
  • Melhora na função cerebral:  Nossa dieta e hábitos de vida são capazes de melhorar as funções cognitivas do nosso cérebro. Ingerir alimentos saudáveis é fundamental para o cérebro, juntamente com uma boa qualidade de sono e a prática de exercícios físicos. Uma dieta rica em vegetais, cereais integrais e folhas verdes, além de alguns outros alimentos e com menor consumo de carnes e queijos auxilia na melhora de diversas funções.
  • Maior energia durante o dia:  Se você quer ter mais energia para realizar suas atividades diárias, ter uma alimentação saudável é fundamental. Você vai ter mais ânimo para praticar esportes e consequentemente, vai ter todos os benefícios que uma vida mais ativa pode proporcionar. Evite refrigerantes e café com açúcar, pois eles energizam um pouco logo que você consome, mas depois causam uma queda drástica de energia.
  • Controle do peso:  Uma dieta rica em alimentos saudáveis é a melhor maneira de perder peso. Pessoas que sofrem de obesidade, por exemplo, ao adquirir hábitos alimentares mais saudáveis e, consequentemente, emagrecerem, vão sair da zona de risco em relação a problemas de saúde. Na reeducação alimentar os bons hábitos adquiridos vão ser mantidos para o resto da vida.
  • Eleva a autoestima:  Ao começar a perder peso através de uma reeducação alimentar, você vai se sentir mais confiante no dia-a-dia. Além disso, você vai começar a se sentir capaz de qualquer coisa, afinal, não é nada fácil ter uma mudança de hábitos alimentares assim, e não é todo mundo que consegue manter-se motivado.
  • Diminuição do estresse:  Quando estão estressadas, é natural que as pessoas queiram alimentos gordurosos ou doces, que são as piores escolhas neste momento, pois eles fazem com que se sintam mais ansiosas ainda. O estresse diminui a força do poder imunológico, então comer frutas e vegetais nestes momentos é fundamental para não permitir que nossas defesas diminuam. Além disso, comidas ricas em carboidratos fazem com que o cérebro produza serotonina, um hormônio que permite que com a pessoa relaxe. Entre os exemplos de comidas ricas em carboidratos que podem auxiliar no alívio do estresse estão batata doce assada, arroz com vegetais, dentre outras.
  • Aumento na produtividade: Com o aumento dos níveis de energia provocados pelo maior consumo de alimentos saudáveis, a produtividade no ambiente de trabalho melhora muito também. Você vai se sentir mais disposto para realizar as tarefas e com maior agilidade mental.
  • Melhora da qualidade do sono:  Ingerir certos alimentos ajuda a acalmar o sistema nervoso e libera hormônios que induzem ao sono, auxiliando na qualidade dele. Além do mais, os alimentos presentes em uma reeducação alimentar tem um alto poder de saciedade, o que vai impedir que você acorde no meio da noite com fome e ataque a geladeira.
  • Transforma a pele: Ao ingressar em uma reeducação alimentar você vai perceber a sua pele mudar, vai ficar mais bonita e hidratada. Ter uma alimentação balanceada vai permitir com que sua pele tenha os nutrientes vitais que a ajudam a continuar macia, lisa e sem manchas. Alimentos com vitamina C, por exemplo, tem altos índices de antioxidantes, que, além de ajudarem o sistema imunológico também permitem que sua pele fique radiante.
  • Longevidade: O sonho de qualquer ser humano é ter uma vida longa, e uma das principais formas de alcançar essa meta é através de uma dieta balanceada. Por isso, é importante associá-la a exercícios físicos. Isso permite que as pessoas cheguem com muita vitalidade aos anos mais avançados de vida.

 

(Fonte de pesquisa:
http://risotolandia.us14.list-manage1.com/track/click?u=7b66b4c63be6658b0684babca&id=dfc2070448&e=ac5be80457
https://www.emagrecercomvidaesaude.com.br/10-beneficios-da-reeducacao-alimentar/)