Bem-Estar

Hábitos saudáveis que podem proteger do câncer

  • 28/11/2017
  • 0 COMENTÁRIOS

O câncer é responsável por 15,6% dos óbitos no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo especialistas, isso se deve, principalmente, à maior exposição aos fatores de risco, como a alimentação inadequada, cigarro e o abuso do álcool.  Por isso, para prevenir-se da doença, é recomendado buscar um vida mais saudável e mais tranquila. Assim os riscos de ter a doença podem ser diminuídos.

Visando informar a população quanto à prevenção e luta contra a doença, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) divulgou dez passos que afastam a doença, apresentados no portal Minha Vida, na reportagem de Ana Paula de Araujo.  Acompanhe:

  1. Não fume: o tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer; 90% dos casos de câncer de pulmão tem o cigarro como responsável – os outros 10% são decorrentes do fumo passivo. O tabagismo também é o grande culpado por 30% da ocorrência de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.
  2. Não abuse de bebidas alcoólicas: segundo especialistas, o álcool pode aumentar a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como intestino, esôfago e fígado. E o álcool pode potencializa os efeitos do tabaco. Estudos científicos têm relacionado o abuso do álcool com outros tipos de câncer.
  3. Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha: o HPV- doença sexualmente transmissível – é o principal responsável por alguns tipos de câncer como o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe (garganta). Por isso, a importância de praticar sexo seguro e sempre com o uso da camisinha – até mesmo para o sexo oral.
  4. Proteja-se contra a hepatite: praticar sexo seguro também evita os vírus da hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado. O uso da camisinha, além de reduzir as chances de cânceres no sistema reprodutor e orofaringe, também pode proteger seu fígado. No caso da hepatite C, o contágio costuma acontecer por contato sanguíneo, mas ela é igualmente um fator de risco a esse tipo de câncer.
  5. Evite o consumo excessivo de açúcares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas, pois elas são ricas em fibras que ajudam a proteger o intestino contra o câncer.
  6. Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes: alimentos processados – ou seja, enlatados e embutidos como mortadela, presunto, salame, mortadela, bacon e salsicha -, são ricos em uma substância chamada nitrosamina, que é cancerígena.
  7. Cuidado com o sol. Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h: os raios UVA e UVB, emanados pelo sol, são os responsáveis pelas alterações celulares que levam ao câncer de pele. Por isso proteger-se do sol é algo tão importante na luta contra o câncer. Também é recomendado o uso de barreiras físicas, como chapéus, guarda-sol, bonés e óculos escuros.
  8. Pratique atividades físicas todos os dias. A recomendação é de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos: em especial, indica-se a prática de exercícios aeróbicos, que ajudam a diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo.
  9. Mantenha-se atento à sua saúde Procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo: é importante que se preste atenção no corpo, pois só assim é possível notar a presença de algum caroço estranho, uma íngua, mancha na pele ou outro sinal. Se houver algum indício de algo fora do comum, procure ajuda médica.
  10. Faça um check-up anual: é muito importante realizar todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico. A mamografia, por exemplo, deve ser feita a partir dos 50 anos para detectar o câncer de mama, para mulheres;  ou, para os homens, a coleta do PSA – exame de sangue que pode detectar câncer de próstata.
(Fonte de pesquisa: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/13821-adote-dez-passos-para-prevenir-varios-tipos-de-cancer)