Bem-Estar

Excessos nas festas de final de ano podem causar riscos à saúde

  • 15/12/2017
  • 0 COMENTÁRIOS

Você já percebeu que o ano está chegando ao fim. Sua agenda começa a ficar lotada de convites para diversas comemorações, do amigo secreto a festas do trabalho, do encontro dos amigos da faculdade às ceias em família. Nesse cenário sempre tem comida e bebida livres, afinal, é o momento de celebrar com todos aqueles que gostamos e passamos os desafios do ano presente.
Mas tenha cuidado com os excessos. Muita comida, mistura de alimentos e bebida alcóolica sem controle pode causar riscos à saúde. Acrescente a isso o fato de que você quer aproveitar todas as festas e, por isso, terá pouco tempo de sono, o que também é prejudicial ao organismo.
Então, para ajudar você a viver plenamente essa época, nós pesquisamos algumas dicas de saúde que vão evitar que a sua saúde esteja em risco nesse fim de ano. Assim você poderá aproveitar o que resta de 2017 e começar 2018 com o pé direito e a saúde em dia. Confira:
Não coma de tudo e não coma tudo o que estiver na mesa – fim de ano não significa comer muito de tudo. Faça um prato equilibrado com todos os grupos alimentares para não sobrecarregar o sistema digestivo, ou poderá ter má digestão, desconfortos como refluxo e dores abdominais.
Coma sempre em pequenas quantidades, sem se privar dos alimentos que gosta.
Não exagere das bebidas alcóolicas – Espumante, vinho, cerveja, caipirinha devem ser consumidos com parcimônia.  Se você extrapolar poderá passar mal e ter uma ressaca no dia seguinte. Além disso, o excesso de álcool pode prejudicar o fígado e, dependendo do organismo, levar a pessoa ao coma alcoólico.
Hidrate-se muito – Beba muita água e hidrate-se ainda mais antes de consumir bebidas alcoólicas. A dica é sempre intercalar um copo de vinho, por exemplo, com uma de água ou até mesmo de suco.
Durma o suficiente para que o organismo se recupere – Dê um descanso merecido ao seu corpo, ele merece. Se isso não ocorrer, sua concentração, equilíbrio e imunidade ficarão prejudicados e, consequentemente ficará mais suscetíveis à doenças tais como a gripe. O risco de dormir pouco também extrapola a saúde individual. Se você dormir pouco e dirigir nessas condições, por exemplo, pode causar acidentes. Você estará colocando sua vida em risco e de outras pessoas também.

(Fonte de pesquisa: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/10749-excessos-de-final-de-ano-colocam-as-comemoracoes-e-a-saude-em-risco)