Bem-Estar
Dicas de Segurança

Ergonomia e produtividade

  • 18/08/2017
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A qualidade de vida, saúde e bem-estar dos colaboradores é um dos princípios básicos para a produtividade. Uma das ferramentas valiosas para que isso aconteça é a ergonomia, uma ciência que ajusta o trabalhador às condições laborais, visando seu conforto e segurança no  exercício da função. Segundo especialistas, a consequência de sua aplicação também previne a ocorrência de acidentes e doenças do trabalho.

O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Norma Regulamentadora (NR-17) é claro e transparente ao orientar que toda empresa tenha uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), documento onde o profissional indica as melhorias que devem ser feitas para que o local atenda as condições mínimas de ergonomia, pois, de acordo com especialistas, essa utilização correta das técnicas garante colaboradores e um meio ambiente favoráveis para a execução das tarefas, numa redução de gastos com afastamentos e reposições da mão de obra por problemas de saúde ou acidentes do trabalho.

A ergonomia nas empresas pode ser aplicada através da ginástica laboral, intervalos regulares e rotatividade de tarefas, além da adaptação do ambiente de trabalho de acordo com a função e carga horária do funcionário, conforme orientam os especialistas do portal INBEP.

O que é importante saber neste contexto a instituição preserva sua imagem, a produtividade e atuação no mercado, pois terá funcionários saudáveis e motivados.

Em artigo publicado no site INBEP, destacou-se que exercícios simples podem ajudar na ergonomia.  A seguir trazemos três exemplos que podem ser executados diariamente, sugeridos pelos especialistas desse portal:

  • Alongamento de mãos e dedos – Coloque um elástico em torno das extremidades dos dedos (excluindo o polegar), em seguida, estique os dedos por 10 segundos, repita até 5 vezes em cada mão. Um ótimo para aqueles que passam o dia todo em frente ao computador digitando.
  • Alongamento do pescoço – Apoie sua orelha direita no ombro direito, em seguida apoie a mão direita na cabeça com a mão e segure por 15 segundos, repita o procedimento no outro lado.
  • Alongamento do punho e antebraço –  Entrelaçando os dedos com a palma da mão voltada para fora estique os braços para cima. Segure por 10 segundos e repita cinco vezes.
(Fonte para pesquisa: http://sidetech.com.br/index.php/ergonomia-no-ambiente-de-trabalho/ e site INBEP.)