Bem-Estar

Atitudes simples podem melhorar o seu bem-estar no trabalho

  • 10/08/2017
  • 0 COMENTÁRIOS

É um fato nítido e real de que a maioria das pessoas ficam mais tempo no ambiente de trabalho do que com a família e amigos. Em muitos casos, isso torna a rotina cansativa e ainda leva à perda da qualidade de vida.  Mas, há especialistas que encontraram algumas alternativas para que o dia a dia no trabalho não seja um fardo e, ainda, se torne um cenário favorável para manter o bem-estar e a saúde.

Em artigo publicado no site Levepravida.com.br, a jornalista Priscila Ramires, dá dicas de como promover o bem-estar no ambiente de trabalho e ter qualidade de vida.  Segundo ela,  algumas atitudes simples podem tornar seu ambiente profissional mais leve e saudável e, consequentemente, aumentar sua disposição para produzir melhor.

Confira então as 10 dicas para melhorar da especialista e comece já a colocar em prática para seu bem-estar no trabalho:

1 – Acorde cedo: Acordar cedo é um problema para muita gente. No entanto, ao chegar antes no escritório ou na hora, você trabalha com mais tranquilidade e foco. Quem se atrasa, geralmente já começa o dia com uma sensação de urgência, o que pode gerar mais estresse.

Imprevistos acontecem, é verdade… Mas quando você se prepara para acordar mais cedo (dormindo um pouco mais cedo também, é claro), é possível se antecipar a eles e até evitá-los.

2 – Hidrate-se: Mantenha sempre um copo ou uma garrafinha de água por perto, para não se esquecer de hidratar o corpo. A desidratação causa cansaço, irritação e atrapalha o cérebro a trabalhar com máximo desempenho. Beber água com frequência vai ajudar você a manter a concentração durante todo o dia e melhorar seu bem-estar no trabalho.

3 – Cuide da alimentação:  É importante cuidar da alimentação no trabalho, para ter disposição durante todo o dia. Planeje-se para levar lanches e refeições saudáveis, de preferência de casa. Mas se não for possível, busque locais que ofereçam opções mais naturais e evite o excesso de industrializados, frituras e açúcar. Para manter a energia e a produtividade em alta, opte por um cardápio variado e nutritivo, rico em vitaminas, fibras e antioxidantes.

4 – Melhore sua postura: Manter a postura correta é essencial para o seu bem-estar no trabalho. Quem trabalha sentado (a) por muito tempo, em frente ao computador, pode sentir uma maior tensão nas costas, no pescoço e nos ombros. Ao manter uma boa postura, você previne as dores musculares, evita lesões e trabalha com mais conforto e saúde.

5 – Mantenha o foco no que é importante:  Desista da ideia de que pode resolver tudo: isso só vai gerar mais estresse. Aceite que algumas coisas estão fora da sua área de controle e de influência e, portanto, será em vão se preocupar. Foque no que precisa ser feito, defina melhor suas prioridades e organize seu tempo para não deixar nenhuma atividade cair no campo da urgência, pois isso pode causar ainda mais ansiedade e prejudicar seu bem-estar no trabalho.

6 – Organize sua mesa:  Você sabia que a desorganização no ambiente de trabalho causa desânimo e cansaço, além de impactar negativamente sua produtividade? Um estudo realizado por pesquisadores na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, mostrou que a poluição visual atrapalha nossa capacidade de prestar atenção em uma atividade só, além de limitar a capacidade do nosso cérebro de processar informações e guardá-las na memória. Isso também gera estresse, distração e irritação.

7 – Aprenda a relaxar:  Para manter a produtividade em alta o bem-estar no trabalho, você também precisa relaxar. Técnicas simples de controle da respiração ou de meditação podem ajudar você a afastar o estresse e manter o equilíbrio. Levantar-se da cadeira de tempos em tempos, alongar-se e caminhar pelo escritório é essencial para reduzir a tensão, dar uma arejada nas ideias e voltar renovado(a) para continuar as atividades. Se você passa horas em frente ao computador, não se esqueça de descansar a vista, afastando o olhar da tela a cada hora e, se possível, fechando os olhos por alguns segundos.

8 – Seja gentil com todos: Para um dia mais feliz no trabalho, é importar cultivar o bom relacionamento com seus colegas. Faça a sua parte para construir um ambiente de trabalho mais positivo: cumprimente a todos ao chegar ou sair, agradeça os favores que receber, ajude o outro sempre que puder, evite ficar de “cara emburrada” quando estiver estressado (a), não se envolva em intrigas ou fofocas, elogie com sinceridade… Pequenas atitudes como essas podem mudar o seu dia e o do outro.  E mesmo que você trabalhe em um ambiente competitivo, não veja o seu colega como um inimigo: lembre-se que todos estão no mesmo time, e uma equipe em harmonia alcança mais facilmente seus objetivos.

9 – Busque o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal:  Tanto a vida pessoal como a vida profissional precisam de dedicação e organização, para que uma não prejudique a outra. Embora possa parecer difícil, uma boa administração de tempo e um planejamento eficaz podem ajudar a equilibrar essas duas áreas. Evite levar seus problemas e assuntos de casa para o trabalho e, quando precisar resolver algo pessoal em horário comercial, faça em um momento mais tranquilo, que não impacte na sua produtividade. O mesmo vale para o contrário: não leve assuntos do trabalho para casa e, ao sair do escritório, desligue-se completamente, para que você possa relaxar e recarregar as energias para uma nova jornada no dia seguinte.

10 – Encontre um trabalho que você ame: Embora esta seja a última dica, é uma das mais importantes, tanto para sua vida profissional como para a pessoal: faça o que você gosta. Todos precisam de dinheiro para sobreviver, mas quando você só pensa no lado financeiro, o trabalho se torna um fardo bem pesado. O resultado? Menos produtividade, felicidade e mais estresse, doenças. Você já se imaginou vivendo assim por toda sua vida? Não há saúde física e emocional que aguente por muito tempo!

 

Quando você conhece bem seus talentos e busca praticá-los no exercício do trabalho, tudo se torna mais fácil: você acorda mais bem disposto para enfrentar os desafios do dia, encontra prazer em suas tarefas e aumenta suas possibilidades de ser mais bem-sucedido na carreira.  Se você ainda não pratica o autoconhecimento, uma plataforma bem interessante para ajudar você a conhecer seus pontos fortes, descobrir a carreira que mais combina com você e desenvolver seus talentos é o MyEtalent. Ah, e você pode descobrir seu principal talento gratuitamente!

(Fonte pesquisa/adaptação: http://www.levepravida.com.br/bem-estar/10-dicas-bem-estar-no-trabalho/)