Bem-Estar

A importância do sono para a nossa saúde

  • 26/02/2018
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Dormir é muito bom e, melhor que isso, é algo que pode ajudar a manter-se saudável, pois é no período do sono que nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde. Dormir ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na liberação da secreção de hormônios — como o de crescimento e insulina — na consolidação da memória, além disso, deixa a pele mais bonita e saudável, relaxa e descansa a musculatura.

Ou seja, uma noite de sono boa pode manter você acordado e bem humorado, descansado e renovado para desempenhar as tarefas do dia. Ter um sono regular e com qualidade evita doenças como: obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e depressão.

A notícia preocupante é que atualmente as pessoas têm dormido mal e em pouca quantidade devido à vida corrida. E o alerta vem dos especialistas: é preciso dar mais atenção para o assunto e melhorar a qualidade do sono já!

Mas como saber se você está dormindo bem? O que é preciso fazer para ter o sono da saúde e da beleza? Quantas horas é preciso dormir para ter mais saúde?  A média de horas de sono da população brasileira hoje em dia é de apenas 6h e 30 min. Na maioria dos casos, esse número é considerado insuficiente. No entanto, mais importante que dormir muitas horas, é a ter um sono de qualidade.

Segundo estudos, algumas pequenas atitudes podem colaborar nessa busca para a melhoria na qualidade do sono e na quantidade de horas que dormimos. Confira as dicas abaixo para você dormir melhor e ter mais saúde:

  • Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde.
  • Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados.
  • Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso.
  • Faça uma refeição leve antes de dormir: deixar o estômago vazio atrapalha o sono.
  • Cuide com líquidos durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono.
  • Tome um banho quentinho antes de dormir.
  • Evite ingerir tranquilizantes, relaxantes e soníferos, pois eles podem criar hábitos indesejáveis para a conciliação do sono regular.
  • Vá para a cama somente quando estiver com sono. Controlar as horas no relógio ao se deitar também é prejudicial, pois aumenta a ansiedade.
  • Medite. Essa técnica ajuda a reduzir a tensão, aumenta a criatividade e trazer profunda sensação de paz para os que a praticam.
  • Evite a luz azul (computadores, TV, celular), pelo menos uma hora antes de dormir.
  • Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, inclusive nos finais de semana.
  • Relaxe sua mente, livre-se dos pensamentos, preocupações e ansiedade.
  • Evite álcool a noite.
  • Cuide com as substâncias estimulantes. Preste atenção no que ingere: chá, café, refrigerante e chocolate, por exemplo, prejudicam o sono.
(Fonte pesquisa: https://saude.terra.com.br/bem-estar/saiba-quantas-horas-precisa-dormir-de-acordo-com-sua-idade,cea4d6adf655b410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
https://belezaesaude.com/a-importancia-do-sono/)